Mães mais velhas 'têm mais chances de ter gêmeos'


escrito por: Tricia em sexta-feira, julho 14, 2006 às 4:41 PM.

Gêmeos não-idênticos são três quartos das gestações de gêmeos
O nascimento de gêmeos é mais comum entre mães mais velhas porque elas são mais suscetíveis a produzir óvulos múltiplos em um ciclo do que as mulheres mais jovens, segundo uma pesquisa holandesa.

Segundo o estudo, publicado na revista Human Reproduction, o aumento dos tratamentos de fertilidade não explicaria sozinho o aumento nas taxas de nascimento de gêmeos não-idênticos.

Os pesquisadores da Universidade Vrije, em Amsterdã, analisaram o desenvolvimento folicular dos óvulos em mais de 500 mulheres num esforço para compreender porque tantos casos ocorrem.

O nascimento de gêmeos idênticos ocorre quando um óvulo fertilizado se divide para se desenvolver em dois bebês, mas os gêmeos não-idênticos se desenvolvem a partir de dois óvulos fertilizados separadamente.

Os gêmeos não-idênticos representam até três quartos das gestações de gêmeos.

Hormônio


Óvulo
Hormônios provocam maturação de folículos com óvulos
Em um ciclo normal, um hormônio estimulador de folículos (FSH) provoca a maturação de um folículo contendo um óvulo no ovário. O processo é controlado para que, quando um folículo fique suficientemente maduro, os níveis de FSH caiam.

Os cientistas holandeses analisaram o desenvolvimento dos folículos – que produzem óvulos – em 959 ciclos naturais em mulheres.

Todas estavam passando por inseminação intra-uterina – quando o esperma é inseminado diretamente no útero – por causa de infertilidade não-explicada ou baixa fertilidade masculina.

Os pesquisadores descobriram que o desenvolvimento folicular ovariano múltiplo – quando mais de um folículo chega a um tamanho de mais de 14 milímetros – ocorreu em 105 mulheres.

Dessas 105, somente cinco tinham menos de 30 anos, 45 tinham entre 30 e 35 anos e 55 tinham mais de 35 anos.

Aumento

A concentração de FSH aumenta com a idade, em mulheres com desenvolvimento folicular simples ou múltiplo. Mas aquelas que produziram folículos múltiplos tinham níveis maiores de hormônios.

No último estágio do ciclo reprodutivo da mulher – a década entre as idades de 38 e 48 anos – a glândula pituitária produz mais e mais FSH para estimular o desenvolvimento dos poucos folículos ovulares que restam.

O estudo sugere que, em algumas mulheres, os níveis de FSH continuam subindo, ultrapassando o nível necessário para a maturação de um óvulo.

Na maioria dos casos, isso não leva a gestações múltiplas por causa do baixo número de folículos remanescentes com óvulos de boa qualidade.

Porém, se há dois ou mais folículos com óvulos de boa qualidade disponíveis, então uma ovulação dupla pode ocorrer, tornando uma gravidez múltipla mais possível.

'Fenômeno paradoxal'

“O avanço da idade da mulher é associado com o declínio da fertilidade por causa da redução do número e da qualidade dos óvulos”, disse Cornelius Lambalk, chefe de pesquisa da Divisão de Medicina Reprodutiva da Universidade Vrije.

“Mas ao mesmo tempo há um aumento nas taxas de gêmeos não-idênticos – um fenômeno aparentemente paradoxal que não tinha sido explicado até agora.”

Para Gillian Lockwood, diretora-médica do Midland Fertlity Services, o estudo confirma o que os especialistas já suspeitavam. “De fato a Mãe Natureza está fazendo o que nós tentamos deliberadamente com a ‘indução da ovulação’, quando usamos injeções ou FSH para produzir vários folículos em um ciclo”, disse.

“Com as atuais preocupações sobre o declínio nas taxas de nascimento, especialmente entre mulheres profissionais mais velhas que ‘deixam até muito tarde’, é interessante especular se este mecanismo natural pode compensar de alguma forma a falta de bebês”, disse.

FONTE: BBC News

Marcadores: ,

0 Respostas a “Mães mais velhas 'têm mais chances de ter gêmeos'”

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker