parto normal após cesárea, é possivel?


escrito por: Tricia em sexta-feira, outubro 20, 2006 às 4:40 PM.




Minha resposta é: SIM! É possivel.
Com as seguintes condições para diminuição dos riscos e aumento da segurança da mãe e do bebê:

- o parto deve ser totalmente natural, sem intervenções. Não pode haver infusão do famoso "sorinho" (ocitocina) ou citotec (pilula colocada na vagina, muito usada para aborto clandestino) que costumam fazer nos hospitais, porque isso aumenta o risco de ruptura.
- a gestante deve ter liberdade total em assumir posições que julgue mais confortáveis (como cócoras por exemplo).
- tem que haver muita paciencia para deixar o processo acontecer naturalmente.

Nos casos de parto normal após cesárea, cabe o velho ditado americano:
"Parir é seguro. Interferir na natureza é que é perigoso."

Apesar do que os médicos-apavorados contam, o risco entre um VBAC1 (Vaginal Birth After ONE Cesarean)e o VBAC2 (after TWO), é de apenas 0,7% a mais na ruptura uterina. Ou seja, o risco de ruptura uterina em uma mulher com UMA cesárea prévia é de 0,6% (em media) e o risco de ruptura em uma mulher com DUAS cesáreas prévias, aumenta para 1,2%.

Não estou inventando nada. É Medicina baseada em evidências. Foram várias pesquisas cientificas realizadas nos EUA e Europa, e no resto do mundo também, estudando ocorrencias de ruptura uterina em grupos de mulheres com 1, 2 ou mais cesareas prévias.

Participo de uma lista de discussão chamada ICAN, americana, onde há vários casos de mulheres que pariram por suas próprias entranhas após 2 ou 3 cesáreas. Juro.

Quem quiser saber mais, indico esse site Plus Size Pregnancy, que inclusive tem vários estudos comprovando que é possivel sim.


Marcadores:

4 Respostas a “parto normal após cesárea, é possivel?”

  1. # Blogger Taty Valéria

    Bem, eu tive uma cesárea em 1994. Não tive complicações e em 2000 engravidei novamente. Segundo o meu médico, eu teria que fazer outra cesárea. Mas o fato é que fiz uma viagem de última hora, entrei em trabalho de parto e meu segundo filho nasceu de parto normal em menos de duas horas.

    Nem eu nem ele tivemos qualquer tipo de complicação.  

  2. # Anonymous Mimi Teodoro

    Infelizmente eu tive dois partos, sendo os dois cesárea. Na verdade, acredito na necessidade da primeira cesárea, pois não tinha dilatação e minha filha estava entrando em sofrimento. Já a 2ª, infelizmente, foi por pura opção do médico quando entrei em trabalho de parto, pois não tinha dilatação novamente. Ele nem tentou romper a bolsa, não injetou ocitocina, nada! torço para conhecer algum profissional que acredite que na minha próxima gravidez eu possa, ao menos, tentar um parto normal.  

  3. # Anonymous Mimi Teodoro

    Infelizmente eu tive dois partos, sendo os dois cesárea. Na verdade, acredito na necessidade da primeira cesárea, pois não tinha dilatação e minha filha estava entrando em sofrimento. Já a 2ª, infelizmente, foi por pura opção do médico quando entrei em trabalho de parto, pois não tinha dilatação novamente. Ele nem tentou romper a bolsa, não injetou ocitocina, nada! torço para conhecer algum profissional que acredite que na minha próxima gravidez eu possa, ao menos, tentar um parto normal.  

  4. # Blogger Unknown

    Eu ja nao tive a mesma sorte que a Taty, entrei em trabalho de parto e medica tentou um parto normal, mesmo sabendo de minha duas cesareas anteriores, houve ruptura uterina, meu bebe teve hipoxia grave, nasceu morrendo. Uti, sondas, gastrostomia, cadeiras de rodas e um monte de terapias. A vida do meu bebe nao ;e facil.Se a medica tivesse pensado na hipotese de uma cesarea...  

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker