porque tanto medo de parto pélvico?


escrito por: Tricia em quarta-feira, outubro 18, 2006 às 4:37 PM.



Estou impressionada com esse site. Encontrei lá fotos incrivéis de um parto pélvico, algo tão temido por mulheres, médicos, enfermeiras, hoje em dia.

Não sei se eu encararia um, ainda não tenho informação suficiente pra me sentir segura, mas acho que sim. Porque não? Se a natureza é tão sábia...
:O)

só uma observação:
como será que as indias lidam com parto pelvico? Será que elas sabem alguma tecnica maravilhosa para parir? Ou será que são deixadas à mingua pelas parteiras da tribo?

Lendo o livro do Pacionyk ontem a noite, vi o seguinte parágrafo:

"o parto (pelvico) de uma maneira geral, transcorre espontaneo, sem contratempos, sem qualquer artificio estranho. Entre as silvicolas entrevistadas não há lembrança de criança que tenha morrido por retenção de cabeça. O fato repercutiria através dos tempos e marcaria o folclore indígena em historias repetidas em sucessivas gerações.

1 - a posição agachada alarga o canal vaginal em todo o seu diâmetro. Canal mais aberto, menos risco de prender a cabeça.

2 - O peso do corpo da criança ao sair, dirigido para baixo, exetuca moderada e suave tração que colabora para a complementação espontânea do parto.

Acreditamos no que a experiência de algumas dezenas de casos nos mostrou: não havendo contra-indicação (que o médico sabe perceber) o parto espontâneo se cumpre sem colaboração estranha. Os riscos de complicações para a mãe e para o feto são muito menores do que se esses partos fossem todos cesáreas.

Indias da mata não têm medo de apresentação de nádegas. Simplesmente não fazem nada, não atrapalham a natureza, deixam a criança nascer. Sabem que na maioria dos casos nascem bem..."

(trecho do livro: "Aprenda a Nascer e Viver com os Índios" - Moysés Paciornik - paginas 67-68)

Marcadores: ,

13 Respostas a “porque tanto medo de parto pélvico?”

  1. # Blogger Raquel

    Eu também queria saber o porquê de tanto medo! Meu bebê estava sentado e eu não tinha medo algum... Quisera eu um parto natural, mas nenhuma parteira acessível topou. O médico plantonista do HU quase o encarou, mas aos 48 min no 2º tempo amarelou e sofri uma cesárea, provavelmente porque o pé veio antes do bumbum. Acho que eu devia ter ficado em casa e deixado meu filho nascer como quisesse, viu?
    Beijos!  

  2. # Anonymous Anônimo

    Olá, tive um parto pélvico natural em 2008. Bebê perfeita, nascimento lindo. Estou à disposição para ajudar no que puder e dividir minha experîência.
    Abraço
    Ana Previtalli
    anaprevitalli@hotmail.com  

  3. # Anonymous Anônimo

    na verdade, trabalho em uma maternidade e ja presenciei 2 casos de cabeça derradeira, e os neonatos morreram!!...por isso o medo  

  4. # Anonymous Anônimo

    Minha segunda gravidez foi parto normal pélvico,só soube na hora,não tinha idéia que passaria por isso foi uma experiência única,fiquei um pouco com medo poque não sabia nada a respeito desse parto mais foi tranquilho.  

  5. # Blogger elsico

    minha irma ja foi diferente de todos vcs a crianca nasceu mas nao aguentou e veio a falecer com esse tal pelvico
     

  6. # Blogger elsico

    minha irma teve um bebe por esse tal parto pelvico so q o bebe nao sobreviveu, ele nasceu vivo e depois morreu o q deve ter acontecido com ela? ela teve dor de parto as tres da mnha, a bolca estourou e ela ficou doze horas em trabalho de parto esperando para ser normal, ela teve so q a crianca nao sobreviveu. nesse caso nao teria q ser a cesariana? estou indignado alguem ajuda,me responde.
     

  7. # Anonymous Anônimo

    sinceramente............
    acho q cada uum tem o direito de escolher para si proprio o que acha mais conveniente ... mas em se tratando de uma outra vida as super-mulheres que fazem tanta questao de parto pelvico natural nao poderia ignorar o fato de que o seu amado bebe corre risco de morte...
    pelo que parece a grande maioria delas (e sao rarissimas as excessoes, se eh q existem!) preferem o parto normal ao cesareano a td custo para testar a sua propira capacidade e força interior o q eu entendo como ato de puro egoismo e nao de amor ao PROXIMO..
    saber do risco do parto natural pelvico e ignorar usando o argumento de q a natureza quis assim é ridiculo,!tudo isso por nao querer uma cicatriz e sofrer um pouco mais..
    alem do mais.. sabemos que a mulher que tem seu filho por parto cesareanmo nao eh menos mae q uma mulher q teve normal... o vinculo de amor e aceitamento do bebe nasce com ele e se desenvolve junto com ele ainda na gestação.. não eh uma simples dose de hormonios liberados durante um processo natural do corpo q vai fazer uma mae se sentir mais proxima ou nao do filho (calro q tem la sua nivel de interferencia assim como tds os outros horminios ate pq faz parte de um processo FISIOLOGICO) pois se fosse assim nao teriam tantas maes por ai q tiveram seus filhos com um parto normal e depois nem ligam pra eles.. muitas ate jogam em latas de lixo ou abandonam em outros lugares como estamos cansados de ver nos noticiarios..
    no geral o parto natural saudavel tem sim suas vantagens para a mae e para o bebe... mas a cesareana tbm, qnd se trata por exemplo de um tipo de parto desses (pelvico) e eu so vejo na net a divulgação do parto normal, natural, humanizado e nao sei o q mais... e da cesareana so vejo falar dos riscos... ate o governo age assim...
    na realidade o parto normal é bem acompanhado e bem sucedido se vc tem financeiramente como bancar a sua assitencia... se nao o q todos nos sabemos o q acontece eh q a mulher vai parir acompanhada de enfremeiras ignorantes e totalmente alheias ao seu sofrimento.. e os medicos so encostam pra saber se vc ta viva ou se morta. muitas das mulhres chegam ao ponto de ficarem tao traumatidas q nem seuqer desejam mais ter filhos...

    eu sou uma gestante de 31 semanas... logo logo meu primeiro filho nasce..
    e pra ser sincera tenho muito medo do posso enfrentar logo mais...
    estive me preparando a gravidez tda para um parto normal.. mas ele virou e sentou...
    infelizmente (por nao ter sido uma gravidez planejada) terei o meu bebe no sus... em um hospital q eh referencia e uti neonatal e titulado como amigo da criança.. mas sei (por experiencia de cunhada, prima e amigas)como eh o tratamento com a muulher la.. machucam tanto seu psicologico qnt o wseu corpo.. forçando o parto normal... sobem ate em cima da barriga para forçar a expulsao do bebe..
    nao sei como vai ficar a minha situação ate o hora do parto mas uma coisa eh certa... ninguem vai triscar na minha barriga para fazer o meu bebe virar ou tenmtar empurra-lo de qualquer jeito... exigirei sim uma cesareana se ele continuar pelvico e nao tenho duvidas de q sera o melhor para ele. qnt a mim eh ter paciencia e me cuidar no pos parto.

    e pra finalizar...
    deixo o sehguinte...
    vcs mulhres q desejam tanto o parto normal avaliem tbm as consequencias q sua decisao de respeitar anatureza pode causar... q pode custar a vida de uma pessoas... q forçar um tipo de parto so por motivo convencional pode tbm ceifar a vida alghuem q ta ai dentro de vcs esperando tbm anciosamente para vir ao mundo...
    para qm qer a cesarea a mesma coisa... pense bem e veja se vale a pena...

    desculpe o desabafo..............

    Ana Paula  

  8. # Anonymous Anônimo

    Tive um parto normal pélvico em 2011. Só foi normal porque não deu tempo de me levarem para a sala de cesárea... Tudo bem que minha filha nasceu prematura, de 32 semanas e 2140 gramas. Era pequena. Foi tudo bem no parto, mas só o meu obstetra quis encarar esta, os demais na sala de parto ficaram horrorizados... Tive que fazr um acompahamento com ortopedista pediátrico para ver se havia algo errado com a bacia da minha filha. Mas não houve nada anormal.Abraço a todos!  

  9. # Blogger DAUGHTER NATURE

    Acho engraçado que essa pessoa que diz que viu dois partos de cabeça derradeira com resultado de bebês mortos postou como ANÔNIMO. Porque será?  

  10. # Blogger DAUGHTER NATURE

    Acho engraçado que a pessoa que diz que viu 2 casos de bebês mortos posta como ANÔNIMO. Porque será?

     

  11. # Anonymous Anônimo

    tive um parto pélvico natural , lago quando ela ia saindo me assustei pois nunca tinha visto , fiquei imprecionada , graça a deus mnha filha nasceu linda e perfeita :-)  

  12. # Blogger Unknown

    veja o link desse lindo video de parto pelvico! acredito que todas as considerações são importantes, tal qual experiencias positivas, por isso a importância de acompanhamento de com profissionais de confiança, que tenham segurança e conhecimento durante o parto!  

  13. # Anonymous Anônimo

    Boa tarde, tive meu segundo filho, de pp normal, nasceu dia 04/08/2014! Ele é prefeito! Muita dor, mas é a única do mundo que vale a pena!!  

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker