Redescobrindo a força feminina


escrito por: Tricia em quinta-feira, dezembro 14, 2006 às 9:49 AM.



Reflexões de uma enfermeira obstetra

Hildegarth Schultz*
2004


Quantas vezes, quando crianças, ou mesmo já adultos, ouvimos a célebre frase “deixa que a natureza se encarregue disso”? Essa expressão popular pode ser muito bem recebida se a colocarmos dentro do contexto dos partos ocorridos no Brasil. No entanto e infelizmente poderíamos afirmar que esta mesma frase está fora de moda quando o assunto é gestação. A tecnocracia tem sido muito mais destacada que a força dos processos naturais. Como revela o documentário “Nascendo no Brasil”, mais de 70% dos partos realizados em hospitais particulares são cesarianas.

Por que isto acontece? A falta de informações necessárias à parturiente e seu cônjuge parece ser a grande vilã. As futuras mães são levadas por profissionais da área médica a optar pela técnica, sob a alegação de que o procedimento é menos dolorido. Entretanto, poucas recebem orientação em relação, por exemplo, ao período de duração dessa dor. Em alguns casos, as mães que optam pelo parto cirúrgico chegam a registrar dores durante um ano. Ao contrário, o parto natural pode até apresentar dores mais intensas, porém são muito mais rápidas. Em resumo, apenas na hora do parto.

Vale lembrar ainda que o mesmo documentário revela um triste cenário, comentado por especialistas. Na maioria dos casos, a cesárea poderia ser evitada. Mesmo os números sendo menos expressivos nos hospitais públicos (cerca de 40% dos partos), a cesárea registra índices muito acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja o ARTIGO COMPLETO em: ONG Amigas do Parto

Marcadores: ,

0 Respostas a “Redescobrindo a força feminina”

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker