Amamentação nutre e reforça os laços


escrito por: Débora, em domingo, maio 20, 2007 às 10:54 PM.




A amamentação é um dos momentos mais íntimos de uma mulher e torna aindamais estreita a relação entre mães e filhos. Além de um ato de amor ecarinho, ela é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável dospequenos."A amamentação deve ser exclusiva até os seis meses e, a partir dai,complementada com outros alimentos, que serão introduzidos gradativamente. Oideal é que ela seja mantida até a criança completar dois anos", diz apresidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira dePediatria, Elsa Guigliani.O leite materno contém todos os ingredientes necessários à boa formação dobebê, como proteínas, anticorpos, gordura, vitaminas, ferro, açúcar, enzimase fatores que propiciam o crescimento. Além disso, ele promove maiorresistência à infecções, previne alergias, inclusive a asma, e problemascardiovasculares na fase adulta. Outra grande vantagem do leite materno éaumentar a capacidade cognitiva da criança, favorecendo a inteligência edesenvolvimento social.Apesar da grande importância da amamentação, muitas mulheres se senteminseguranças em relação à qualidade do leite e acabam interrompendo oprocesso por temer que o leite seja fraco ou por acharem que a criança nãoestá ganhando peso."A sociedade inventou o mito do leite fraco para justificar a falta deinformação ou até limitações da mulher que a impedem de amamentar. Nãoexiste leite fraco e, se o bebê chora de fome no intervalo das três horas damamada, é porque há diferenças fisiológicas que o fazem ter necessidade demamar mais vezes ou até porque o bebê pode sugar o leite de maneira errada,desperdiçando o final da mamada, onde a mãe fornece o leite que sacia e quetem mais gordura", diz Elsa.O importante é saber que a mãe não deve deixar de amamentar e que, aocontrário do que se imaginava até a década de 70, o leite de vaca não é omais indicado para os bebês. Ele contém mais gordura e sua proteína não éfacilmente digerida. O bebê ganha peso e tem menos fome, mas isso nãosignifica que esteja mais bem alimentado.


Marcadores:

1 Respostas a “Amamentação nutre e reforça os laços”

  1. # Blogger Poliane Latta

    Meninas!! Minhas queridíssimas!!
    Como vocês sabem a nossa luta continua pela humanização no parto e no aleitamento!! E para prestigiar o trabalho lindíssimo de vocês, premiei vocês com a indicação "Blog com Tomates"... é o blog “que luta pelos direitos fundamentais do ser humano”!! Cheguem no RUMOREJO e pegue o prêmio!! bjssss  

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker