rótulos e mudanças, como confiar?


escrito por: Tricia em terça-feira, setembro 30, 2014 às 9:50 PM.

Um fato que vem me preocupando ultimamente é como nós seres humanos temos a tendência a rotular as pessoas.

Fulano é humanizado, ele só atende parto normal. Sicrano é cesarista, foge. Será que é simples assim? Ou será que aquela pessoa que pensávamos ser adepto ao parto natural na verdade não é. Porque? Um profissional pode ser humanizado amanhã, mesmo que não tenha sido hoje? Um médico pode voltar a ser cesarista mesmo depois de ter atendido muitos partos humanizados?

Converso com várias mulheres que tiveram partos respeitosos e naturais com uma médica, e com outras mulheres que ficaram indignadas quando esta mesma médica tentou induzir uma cesárea. Como assim?

Eu confio demais nas pessoas, e vejo isso como uma qualidade. Parto do pressuposto que a pessoa está falando a verdade e é honesta desde que se prove o contrário. As vezes quebro a cara as vezes dá certo.

Simplesmente porque a pessoa pode amanhecer sem paciência de esperar 12 horas por um tp, porque pode não estar de bom humor, porque pode ter um congresso marcado pra sua dpp, ou porque não foi com a sua cara. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, comigo, com você, e é normal.

Então, se há essa mudança, como confiar?

Simples. Confiando em si mesma. Quem assume a responsabilidade pelo seu parto vai conseguir parir no SUS lotado, no próprio quarto ou em qualquer lugar. É tomar para si as rédeas da situação, da vida, de tudo. Empoderar-se.




0 Respostas a “rótulos e mudanças, como confiar?”

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker